quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lula troca afagos com Cabral 2 dias depois de PMDB divulgar nota contra Lindbergh
Os dois participaram da abertura do 14º Encontro Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase
Cássio Bruno - O Globo

Ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Governadaor Sérgio Cabral participam de evento
Foto: Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Governadaor Sérgio Cabral participam de evento - Marcelo Carnaval / Agência O Globo
RIO - Dois dias depois de o PMDB do Rio ameaçar não apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff caso o PT lance a candidatura do senador Lindbergh Farias ao governo do estado em 2014, o governador peemedebista Sérgio Cabral recebeu o ex-presidente Lula nesta quarta-feira com afagos. Os dois participaram da abertura do 14º Encontro Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em um hotel na Barra da Tijuca. No evento, Cabral fez elogios a Lula em seu discurso e destacou a sua parceria com o governo Dilma.
- O Lula foi o presidente de todos os brasileiros. Além da figura carismática e de luta, Lula inspirou a todos nós. O meu governo foi inspirado no governo dele - afirmou Cabral, que fez questão de sentar ao lado do ex-presidente e posar para fotos.
Cabral e Lula chegaram juntos no local de helicóptero do governo do estado. O encontro contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário. O governador e o ex-presidente não quiseram dar entrevistas. Os dois deixaram o hotel pela garagem sem falar com os jornalistas.
Cabral é o principal avalista da candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB. O ex-governador tenta fazer com que o PT desista da candidatura de Lindbergh. À tarde, horas depois de o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ter declarado que a candidatura de Lindbergh "é para valer", o presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, atacou o senador, que passou o dia em Brasília.
- O discurso do Lindbergh é populista. Ele tenta dividir o Rio como fez o ex-governador Anthony Garotinho (deputado federal pelo PR). O Lindbergh faz um discurso calhorda - disparou Picciani.
Procurado pelo GLOBO, Lindbergh não retornou as ligações.
Na noite desta quarta-feira, Cabral e Lula estão reunidos em um jantar no apartamento do governador, no Leblon, área nobre da cidade. São esperados para o encontro o prefeito Eduardo Paes (PMDB)e o próprio Pezão. No cardápio, a discussão sobre a sucessão estadual em 2014. Na nota divulgada na segunda-feira, o PMDB afirmou que não apoiará um palanque duplo de Dilma no Rio, além de não pedir votos para ela no estado. O PMDB é o principal aliado da presidente no Congresso.
Nesta quinta-feira, Lindbergh irá a Japeri, na Baixada Fluminense, com a "Caravana da Cidadania". O senador se encontrará com moradores para debater os problemas do município. Ele ficará na cidade até sábado. A previsão é que Lindbergh percorra todas as 92 cidades do estado neste ano ao lado de petistas com a caravana, a exemplo que Lula fez na década de 1990 pelo país.

Nenhum comentário: