Após químio, petista enfrenta uma doença no tornozelo
Lula já teria caído duas vezes nos últimos dias
CLÁUDIA COLLUCCI - FSP
O ex-presidente Lula está com uma neuropatia periférica (inflamação de nervo) conhecida como "pé caído". Nos últimos dias, ele teria caído duas vezes em razão de uma fraqueza no tornozelo.
O uso da bengala foi recomendado pela fisioterapeuta que o acompanha. A neuropatia é um efeito colateral tóxico da combinação de quimioterápicos que Lula recebeu para tratar o câncer de laringe, diagnosticado em outubro do ano passado.
Segundo médicos, o problema é reversível, mas pode demorar meses para isso acontecer. O tratamento pode ser conservador, com uso de órteses sob medida mantendo o pé em posição neutra. Nos casos mais difíceis pode ser necessária cirurgia para a correção do problema.
Anteontem, Lula chamou a atenção ao usar uma bengala para se locomover ao chegar a um seminário no Rio promovido pelo BNDES.
Aparentemente debilitado, Lula apresentava dificuldade para andar -daí a necessidade da bengala. O intenso tratamento, com ciclos de quimioterapia e várias sessões de radioterapia, afetou a saúde de Lula, que perdeu peso porque não conseguiu se alimentar adequadamente. Ele ainda continua usando corticoide para diminuir a inflamação na garganta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário