Google ignora nome golfo Pérsico e irrita iranianos
Teerã acredita que medida faz parte de uma campanha para adotar golfo Arábico
SAMY ADGHIRNI - FSP
O governo iraniano está furioso com a decisão do Google de apagar a menção ao golfo Pérsico no seu serviço de mapas online e acusa o site americano de agir de má-fé e com motivação política.
O incidente, detectado dias atrás por internautas iranianos, surge em meio ao acirramento das disputas geopolíticas entre o persa Irã (xiita) e seus vizinhos árabes (sunitas) apoiados pelas potências ocidentais.
O Irã encarou o sumiço do nome do mar que separa o Irã da península Arábica como uma concessão às monarquias árabes da região, que pressionam para emplacar a designação "golfo Arábico". O mar está atualmente sem nome no Google Maps.
"Os esforços da arrogância global e seus aliados árabes para remover o nome 'golfo Pérsico' conseguirá apenas deixá-lo mais sustentável", disse à mídia estatal o vice-ministro da Cultura e Orientação Islâmica, Bahman Dorri.
O Irã alega que tanto documentos da antiguidade como convenções e tratados da ONU reconhecem só o termo "golfo Pérsico". Em 2010, Teerã afirmou que empresas aéreas que usarem o termo "golfo Arábico" serão proibidas de voar no país.
O Google alegou, em contato com a rede britânica BBC, que não pretende nomear todos os locais. Mas a empresa não soube citar outro exemplo de ponto geográfico cujo nome não apareça.
Outro contencioso envolve três ilhas no golfo Pérsico cuja soberania é disputada entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário