quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NSA se infiltrou em centros de dados de Google e Yahoo! ao redor do mundo
De acordo com o Washington Post, agência enviava todos os dias milhões de informações das empresas para sede nos EUA

OM
A NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana) se infiltrou em centros de dados do Google e do Yahoo! no mundo todo, segundo revelou nesta quarta-feira (30/10) o jornal The Washington Post, com base em documentos do ex-analista da CIA Edward Snowden. Assim, a agência teria conseguido reunir informações de milhões de contas, muitas pertencentes a cidadãos norte-americanos.
De acordo com um registro secreto datado de 9 de janeiro de 2013, a NSA envia todos os dias milhões de registros das redes internas do Yahoo! e do Google para sua sede em Fort Meade, nos arredores de Washington. A agência não fica com todos os dados que coleta, mas mantém boa parte, segundo o Post.
Em um período de 30 dias, a NSA processou mais de 181 milhões de novos registros, que incluem desde informação sobre remetente ou destinatário de um e-mail até dados de conteúdo.
Reprodução The Washington Post

Slide de apresentação da NSA no "Google Cloud Exploitation" que demonstra como funcionava o processo de coleta de dados
A ferramenta principal da NSA para realizar essa coleta de dados é um projeto denominado "MUSCULAR", operado conjuntamente com o centro de escutas britânico GCHQ, de acordo com a informação do Post. De pontos não revelados, a NSA e o GCHQ copiam os fluxos de dados que transitam pelos cabos de fibra óptica que ligam centros globais de dados do Google e do Yahoo!.
Amparados pela lei, a NSA e o FBI já possuíam, na verdade, acesso direto às contas de usuários do Google e do Yahoo! - além de outras empresas como Microsoft e Facebook - por meio do programa PRISM, supostamente utilizado para espionar contatos no exterior de suspeitos de terrorismo. De acordo com a nova denúncia, as empresas não sabiam da existência dessa quebra na criptografia.
Segundo o Post, funcionários da Casa Branca e do escritório do Diretor Nacional de Inteligência, James Clapper, se negaram a confirmar o fato.
Em comunicado o Google, disse estar "preocupado" pelas denúncias de que seu tráfego de dados foi interceptado entre os centros de dados e afirmou não ser "consciente" dessa atividade. "Durante muito tempo estivemos preocupados pela possibilidade deste tipo de espionagem", ressaltou a empresa.
Já um porta-voz do Yahoo! comentou que a empresa realiza um "estrito controle" para proteger seus centros de dados e que não deu acesso a eles nem "à NSA, nem a nenhuma outra agência" do governo norte-americano.

Nenhum comentário: