quarta-feira, 30 de outubro de 2013

STF aceita pedido para extraditar ex-premiê de ilha na América Central
FSP
DE BRASÍLIA - A segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a extradição do ex-premiê das ilhas Turks e Caicos, Michael Misick. Ele é acusado pelo governo do Reino Unido --do qual as ilhas da América Central fazem parte-- de corrupção e formação de quadrilha.
Segundo a acusação, Misick cobrou propina de construtoras que atuam no setor hoteleiro das ilhas.
A extradição não será imediata. O STF ainda terá que publicar a decisão no Diário Oficial da Justiça, quando será aberto prazo de cinco dias para recursos. Se for mantido, o pedido irá para a presidente Dilma Rousseff, responsável pela última palavra nesses casos.
Misick está no Brasil desde 2011. Ele chegou a ser preso em dezembro de 2012, foi solto em fevereiro e acabou preso novamente em abril deste ano.
No processo de extradição, o advogado de Misick, Luiz Eduardo Greenhalgh, que atuou no caso Cesare Battisti, diz que seu cliente é vítima de perseguição política por ter, na campanha para o segundo mandato, defendido a independência das ilhas do domínio britânico.
Greenhalgh também alegou que, após defender a independência das ilhas, Misick foi deposto de seu cargo por autoridades britânicas, que teriam suspendido a Constituição e impedido seu cliente de contratar advogados locais.

Nenhum comentário: