Phil prognosticou que a primavera chegaria antes, mas o que veio foi uma tempestade de neve; segundo promotor, moradores estão decepcionados
Todo dia 2 de fevereiro, Phil faz sua previsão na festa celebrada em Punxsutawney (Jeff Swensen/AFP)
Todos os anos desde 1887, em 2 de fevereiro, é comemorado o Dia da Marmota, quando milhares de curiosos vão a Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, para acompanhar a previsão do tempo feita por Phil. A famosa marmota sai de manhã de sua gaiola e, se não vir sua sombra, isso significa, segundo a tradição local, que o inverno terminará cedo nos Estados Unidos.
Neste ano, a previsão de Phil era de que a primavera chegaria antes. No entanto, a previsão foi seguida por uma tempestade de neve e recorde de baixas temperaturas, que devem continuar nos próximos dias. "Punxsutawney Phil o fez de propósito, e com o cálculo e a preparação prévia, para fazer as pessoas acreditarem que a primavera chegaria em breve", disse Gmoser no texto da acusação.
Aos risos, o promotor disse que decidiu apresentar acusações contra Phil após ouvir "muitos moradores" expressarem decepção após a previsão não se cumprir. Perguntado se a pena de morte não seria um exagero, Gmoser disse considerar que a marmota já vive como se estivesse presa perpetuamente. "Logo, qual outro castigo poderia ser aplicado a ela?", questionou.
Gmoser declarou que recebeu várias ligações de advogados que se ofereceram para representar Phil sem custo algum. No entanto, a boa notícia para a marmota é que o promotor de Ohio não tem jurisdição sobre o estado da Pensilvânia.
Imprecisão – Não é a primeira vez que Phil erra sua previsão. No ano passado, ele "previu" mais seis semanas de inverno, mas, segundo estatísticas oficiais, fevereiro teve temperaturas mais altas do que o normal para a época, e houve o mês de março mais quente das últimas décadas.
O Dia da Marmota ficou mundialmente famoso com o filme Feitiço do Tempo (1993), protagonizado por Bill Murray e Andie MacDowell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário