Itaú surge como favorito na disputa pela Credicard
Emissora de cartões do Citi também é disputada por Bradesco e Santander
TONI SCIARRETTA E MARIANNA ARAGÃO - FSP
Maior banco privado, o Itaú lidera a disputa pela Credicard, a mais antiga e conhecida emissora de cartões do país. A Folha apurou que o Bradesco e o Santander também fizeram oferta ao Citibank, dono da empresa.
Com 10% do mercado e 4,5 milhões de cartões, a Credicard foi colocada à venda pelo Citibank, que decidiu restringir sua atuação no Brasil aos clientes de alta renda.
A empresa também tem um braço de crédito popular.
A proposta do Itaú é considerada a mais agressiva, misturando dinheiro e ações. Os valores não foram abertos e não são definitivos, podendo ser ajustados nas negociações a partir de segunda.
No mercado, fala-se que o Citi gostaria de obter cerca de R$ 2 bilhões com a Credicard.
O Bradesco e o Santander também poderão melhorar suas propostas, mas dentro do modelo apresentado.
Segundo Boanerges Ramos Freire, presidente da consultoria Boanerges & Cia, especializada em varejo financeiro, o Santander é o banco que mais ganharia com a compra, mas a situação na Espanha não justifica essa aquisição.
"O segundo a ganhar é o Bradesco, mas ele tem mais dificuldade de apresentar propostas interessantes, abrir mão ou dividir o controle. Foi assim com o BMG e com a Porto Seguro, quando o Itaú apresentou propostas de parceria que deixavam os venderes mais confortáveis", disse.
O Itaú foi sócio da Credicard até 2006, conhece as sinergias e não quer deixar os clientes caírem nas mãos do Bradesco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário