segunda-feira, 15 de abril de 2013

Volta da inflação pode comprometer orçamento e impactar inadimplência
SAMY DANA - FSP
Por muitas décadas o brasileiro conviveu com o temor da inflação, e não era para menos.
O controle sobre os preços é relativamente recente no país, após períodos de instabilidade como as décadas de 80 e 90, quando as altas atingiram mais de 300% ao ano.
Desde a implementação do Plano Real a situação econômica passou a trilhar uma estrada de calmarias.
Ainda assim, a preocupação com o fantasma dos preços, apesar de contida, nunca deixou os consumidores.
E, por pior que seja, parece que a assombração está de volta para perturbar os dias dos cidadãos brasileiros.
O caso mais recente de avanço nos preços é o de alimentos básicos. A estrela da vez é o tomate, que quase dobrou de preço em uma semana, para depois cair mais de 40% no atacado.
Mas os efeitos não ficaram restritos aos alimentos. Outros produtos básicos, como os combustíveis, têm mostrado aumentos de preço desde o início de 2013.
A gasolina e o diesel, por exemplo, subiram 6,6% e 5,4%, respectivamente, no começo de fevereiro, e não há previsões de baixa.
O governo federal já admite aumentos na taxa de juros para controlar os preços, dado que a inflação superou as metas para o começo do ano.
Apesar de contrastar com todas as políticas adotadas até então, a medida é válida. Contudo, é importante refletir sobre seus efeitos.
Até o momento, calcula-se uma queda de 0,4% nas vendas em supermercados, em razão dos aumentos de preços nos últimos 12 meses.
A baixa é a primeira em quatro anos, evidenciando o momento de apreensão do mercado.
Com a elevação dos preços de medicamentos, alimentos e combustíveis, o brasileiro ficará sem orçamento para sanar suas dívidas, e o aumento dos juros deve comprometer ainda mais a inadimplência.
A tensão já está instaurada, e não há volta. Cabe agora ao governo estudar desonerações e políticas de contenção de preços com efeitos no curto e médio prazos, pois dizer que está tudo sob controle já está se tornando um desrespeito à capacidade intelectual da população.
SAMY DANA é Ph.D. em business, professor da FGV e coordenador do núcleo de cultura e criatividade GV Cult

Nenhum comentário: