domingo, 29 de dezembro de 2013

Ambientalistas lutam para salvar crocodilo em extinção apesar de desconfiança do governo venezuelano


William Neuman e Paula Ramón - NYT
Meridith Kohut / The New York Times
Um crocodilo Orinoco no rancho Masaguaral, em Mantecal, na Venezuela. Ambientalistas têm trabalhado para salvar o animal da extinção por anos, muitas vezes de forma contraditória com um governo que frequentemente os vê com desconfiança 
Um crocodilo Orinoco no rancho Masaguaral, em Mantecal, na Venezuela. Ambientalistas têm trabalhado para salvar o animal da extinção por anos, muitas vezes de forma contraditória com um governo que frequentemente os vê com desconfiança

Roubar os ovos de um crocodilo fêmea de 3 metros e enfurecido é uma operação delicada.
"Se você não se protege, o crocodilo pode saltar da água para a areia e, no mesmo movimento ela pode pegá-lo", diz Luis Rattia, 37, que coordena uma incubadora no rancho estatal El Frío, parte de uma iniciativa hesitante para salvar da extinção o crocodilo do Orinoco, o maior predador da América do Sul.
Antes havia milhões de crocodilos do Orinoco ao longo das margens do grande rio, que lhes rendeu o nome, e dos afluentes dele na Venezuela e leste da Colômbia.
Mas os temíveis animais foram quase extintos pela moda. Eles foram caçados quase até o extermínio dos anos 20 aos 50 para alimentar uma demanda mundial por botas, casacos, bolsas e outros itens feitos de couro de crocodilo. Hoje, os biólogos estimam que existem apenas cerca de 1.500 crocodilos do Orinoco na natureza, quase todos na Venezuela.
O rancho El Frío, que foi desapropriado pelo governo da Venezuela em 2009, representa as esperanças e as frustrações dos conservacionistas que trabalharam durante anos para salvar o animal, muitas vezes contra a vontade de um governo que frequentemente os vê com desconfiança. Por causa dessa incoerência, os esforços para salvar o animal sofrem de falta de coordenação e de dinheiro, pondo em risco o seu sucesso já limitado.
"Não existe um programa bem definido com financiamento e objetivos", disse Omar Hernández, diretor de uma fundação ambiental chamado Fudeci. "O animal está em risco crítico."
Quando o naturalista e explorador Alexander von Humboldt viajou pelas planícies venezuelanas em 1.800, ele encontrou crocodilos cobrindo as margens do rio, sendo que os maiores machos tinham até 7 metros de comprimento.
José Gumilla, um padre do século 18 que escreveu uma história natural do Orinoco, falou sobre o medo que os imensos crocodilos inspiravam.
"É a própria ferocidade", escreveu ele, "a descendência bruta da maior monstruosidade, o horror de todos os seres vivos; tão formidável que, se um crocodilo olhasse para um espelho, fugiria tremendo de si mesmo."
É fácil ver do que Gumilla estava falando. Em outra fazenda estatal perto de El Frío, um grande crocodilo estava deitado na parte rasa de um córrego, com os olhos quase fechados, a boca aberta no que parecia ser um sorriso cruel. Com as costas escamosas de um dragão; rabo pontudo; dentes longos e brancos; e uma barriga grande, parecia algo saído de um mito. De repente, ele se mexeu com a velocidade de um raio, batendo a cauda e engolindo um peixe que nadava ao alcance de suas mandíbulas.
Os primeiros esforços coordenados para reproduzir o crocodilo Orinoco iniciaram na década de 80 por fazendeiros conservacionistas cujas terras dividiram o antes extenso território do animal.
Depois, em 1.990, os cientistas começaram a soltar jovens crocodilos nos rios do rancho El Frío, onde crocodilos selvagens não eram vistos havia pelo menos duas décadas. Hoje, pesquisadores estimam que mais de 400 crocodilos vivem no rancho, formando uma população totalmente nova que mostra a capacidade de recuperação das espécies quando as condições são adequadas.
"Este é o grande sucesso do programa", disse Álvaro Velasco, ex-biólogo do governo que lidera um grupo independente de especialistas em crocodilos. "A conquista é que antes não havia crocodilos aqui, e agora há uma população capaz de se reproduzir."
Ele estava ao lado de Rattia numa manhã recente na beira de uma grande lagoa na fazenda, quando um grande crocodilo macho emergiu a 15 metros de distância. Velasco disse que o animal, com cerca de 4,5 metros de comprimento, tinha cerca de 20 anos e pertencia a uma das primeiras gerações de crocodilos soltos no local.
O programa em El Frío começou quando o rancho de 153 mil hectares era particular e fazia parte de uma estação de pesquisa que foi inaugurada na década de 1.970 que trouxe cientistas de todo o mundo para estudar a ecologia das planícies venezuelanas.
Durante uma onda de nacionalizações realizadas pelo presidente socialista do país, Hugo Chávez, a fazenda El Frío foi desapropriada em 2.009. A estação de pesquisa foi abruptamente fechada, e um biólogo espanhol que antes a administrava foi proibido de entrar.
Agora, a incubadora está por um fio, em grande parte por causa da perseverança de Rattia. Após a tomada da fazenda pelo governo, Rattia disse que foi transferido para trabalhar como mecânico de automóveis, mesmo sem ter experiência. Depois de vários meses, quando os crocodilos começaram a morrer, ele apelou para os novos gestores da fazenda para deixá-lo voltar para o incubatório.
Ele vem administrando o local praticamente sozinho desde então.
Ele não tem dinheiro para substituir um termostato defeituoso na incubadora usada para chocar os ovos de crocodilo. Quando o termostato falhou no ano passado, a incubadora superaqueceu e de dúzias de ovos foram destruídos. Um freezer usado para armazenar carne para os animais quebrou há cerca de um ano e meio e não foi substituído.
Rattia passa boa parte de seu tempo pescando para fornecer alimento para os animais na incubadora, que tem 155 jovens crocodilos e 1.300 tartarugas Arrau, outra espécie ameaçada de extinção. Embora ele ganhe cerca de US$ 476 por mês (aproximadamente R$ 1.119), um pouco mais do que o salário mínimo, ele tira de seu próprio bolso para comprar vitaminas para suplementar a alimentação dos animais.
"Eles não enxergam a importância disso", disse Rattia. "Eu sinto que o dia que eu for embora, a incubadora acaba."
Funcionários do Ministério do Meio Ambiente em Caracas, capital do país, recusaram pedidos para entrevistas, mas o ministro do Meio Ambiente, Miguel Rodríguez, defendeu recentemente a administração do governo quando visitou a fazenda para soltar 45 jovens crocodilos, dizendo a um jornal do governo que a maioria das solturas tinham acontecido depois que Chávez tomou posse em 1.999, sugerindo que o governo havia impulsionado o programa.
"A construção do socialismo não seria compatível se não preservássemos também a natureza", teria dito Rodríguez.
Há seis centros na Venezuela envolvidos na criação de crocodilos do Orinoco para soltá-los na natureza. A maioria coleta ovos postos por crocodilos selvagens, como o El Frío faz, ou de crocodilos mantidos em pequenas lagoas fechadas para reprodução. Eles incubam os ovos e criam os filhotes até que tenham cerca de um ano de idade, quando são grandes o bastante para ter uma boa chance de sobreviver por conta própria.
Os seres humanos continuam sendo o maior inimigo dos crocodilos. Moradores rurais pobres matam os animais regularmente por medo de que eles ataquem as pessoas, dizem os conservacionistas. Eles também pegam os ovos para comer e capturam filhotes de crocodilos para vender como animais de estimação.
Conservacionistas dizem que o esforço para salvar o crocodilo foi prejudicado pela ausência de guardas de caça para patrulhar os rios em que vivem os animais. Iniciativas privadas para salvar o crocodilo do Orinoco também enfrentam sérios desafios. Uma delas, no Rancho Masaguaral, levou à criação da primeira incubadora de crocodilo do país no final de 1.980 e hoje produz cerca de 200 filhotes de crocodilos por ano, mais do que qualquer outra incubadora.
Mas o governo há muito se opõe aos grandes proprietários de terras, considerando-os inimigos de seu programa revolucionário. Depois das nacionalizações de El Frío e de algumas outras fazendas, a ameaça de expropriação é uma preocupação constante.
Masaguaral e outras iniciativas privadas esperam que haja uma negligência benigna. Hernández, diretor da Fundação para o Meio Ambiente, disse que o governo havia praticamente cortado toda a comunicação com esses programas independentes. Ele disse todo ano envia pedidos de permissão para soltar crocodilos num parque nacional no rio Capanaparo e que o governo não responde.
"Em teses, eles querem fazer tudo, mas depois não fazem nada", disse Hernández.
Entretanto, o potencial da cooperação público-privada pode ser visto em outra fazenda estatal chamada El Cedral. Com o financiamento de uma fundação privada inaugurada por um ex-funcionário do Ministério do Meio Ambiente, a fazenda criou no ano passado uma incubadora de crocodilo, onde agora há cerca de 90 filhotes de crocodilos que estão sendo criados em tanques bem cuidados.
Pedro González, 57, que trabalha na incubadora, lembrou que seu pai costumava caçar crocodilos à noite numa canoa, usando um arpão, o método tradicional aqui.
"Estou reconstruindo o que meu pai destruiu", disse González.
Tradutor: Eloise De Vylder

Do blog:
Essas Ongs têm é que salvar o povo venezuelano do governo bolivariano de Maduro.  Antes que ele seja extinto.

Nenhum comentário: