segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Japão venderá em 2014 mais fralda geriátrica que infantil 
EFE 
Em 2014, pela primeira vez, as vendas de fraldas geriátricas devem superar as de fraldas infantis no Japão. É um símbolo do envelhecimento de um país cuja taxa de natalidade cai rapidamente.
Com expectativa de vida média de 83 anos, a mais alta do mundo junto com a da Suíça, o Japão tem nos idosos um cobiçado segmento de consumo. Um exemplo disso são as novas linhas de fraldas geriátricas lançadas no mercado, com modelos acolchoados, em forma de calça e com maior capacidade absorvente para torná-las mais atraentes aos consumidores.
Entre 2007 e 2013, o mercado de fraldas para adultos cresceu 38%, contra uma média global de 14% de aumento no mesmo período, segundo um recente estudo da consultoria Euromonitor. Os especialistas calculam que em 2014 as vendas de fraldas geriátricas devem superar as de fraldas infantis no Japão.
Segundo os últimos dados oficiais, estima-se que até 2060 as pessoas com mais de 65 anos serão mais de 40% da população japonesa. Este ano foi o quinto consecutivo em que se registrou queda no número de nascimentos, enquanto o volume de mortes caiu pela primeira vez em mais de uma década.
Em 2011, os idosos japoneses consumiram mais de 100 bilhões de ienes (cerca de R$ 2,2 bilhões). De olho no alto poder aquisitivo do grupo, muitas empresas estão adaptando seus produtos, desde viagens a robôs.
Em uma farmácia da rede Tomod's em Kawasaki, fraldas geriátricas e infantis têm o mesmo destaque. "Nós costumávamos pôr as fraldas geriátricas em uma prateleira mais discreta, no canto da loja, mas com o aumento de idosos em tratamento domiciliar, agora encaramos essas fraldas como item essencial", diz o gerente da farmácia.

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