Entrevista na TV de irmão para irmão é criticada nos EUA
Thomas Kaplan - NYT
Justin Lane/EFE
Andrew
Cuomo, governador de Nova York, foi entrevistado por seu irmão, o
jornalista Chris Cuomo, que trabalha na emissora de TV "CNN", nos EUA
Andrew e Chris Cuomo são irmãos bem próximos. Eles pescam juntos, saem juntos em férias e mexem em carros juntos.
Mas quando se trata de suas carreiras, os irmãos costumam traçar uma
linha: Cuomo, o governador, e Cuomo, o jornalista, ficam fora do caminho
um do outro.Entretanto, essa barreira pareceu evaporar na manhã de segunda-feira, quando Andrew M. Cuomo, o governador de Nova York, apareceu na "CNN" para ser entrevistado por seu irmão Chris Cuomo, o apresentador do programa matinal "New Day" da rede.
"Governador, obrigado por sua presença", Chris Cuomo saudou seu convidado. Os espectadores acompanharam com uma tela dividida, permitindo um vislumbre em tempo real de como um Cuomo reagia ao outro.
O segmento incomum de seis minutos, que se concentrava no descarrilamento de trem fatal no domingo, não passou desapercebido pelos observadores da mídia, alguns dos quais questionaram se era apropriado para um jornalista de um programa jornalístico entrevistar um parente próximo.
"Podem me chamar de conservador, mas eu sinto que a 'CNN' deveria ter escolhido alguém sem o sobrenome Cuomo para entrevistar o governador Cuomo", escreveu Alex Pareene, um comentarista político do "Salon", no Twitter. E Pat Kieman, um âncora da "NY1", uma emissora de cabo local, observou: "Que difícil equilibrar familiaridade com imparcialidade".
Chris Cuomo teve seus defensores. Howard Kurtz, o comentarista da "Fox News", chamou a agitação de "bobagem". Sua colega, Greta Van Susteren, disse que nenhum espectador foi enganado pela entrevista, escrevendo: "O que poderia ser mais óbvio aqui? O sobrenome de ambos era Cuomo!"
Mas Erik Wemple, um crítico de mídia do "The Washington Post", escreveu que ele "poderia jurar que existia um forte consenso de que jornalistas não devem noticiar sobre seus parentes".
Para o espectador não iniciado, a transmissão apontou que ambos os Cuomos eram de fato irmãos. "Obviamente, para aqueles que não sabem, nós somos da mesma família, de modo que conversamos muito sobre isso", disse Chris Cuomo a certa altura.
Posteriormente, ele defendeu a entrevista pelo Twitter, dizendo que não teria entrevistado seu irmão se o assunto fosse político. Ele chamou as críticas de "negatividade se passando por discernimento". Um porta-voz da "CNN" se recusou a comentar sobre a entrevista.
A aparição foi a segunda de Andrew Cuomo no programa de seu irmão na última semana. O governador foi incluído recentemente na edição de "homem mais sexy do mundo" da revista "People" e ligou para a "CNN" na última terça-feira para provocar seu irmão sobre a ausência dele na revista.
"Fico feliz por você não ter nada melhor para fazer do que me telefonar a respeito disso", disse Chris Cuomo.
Andrew Cuomo o consolou em seguida. "Deus dá a cada um certos talentos", ele disse. "Chris tem grandes talentos. Ele é um bom ouvinte. O Christopher também é muito bom em badminton. Ele tem seus próprios talentos."
Tradutor: George El Khouri Andolfato
Nenhum comentário:
Postar um comentário