quinta-feira, 23 de maio de 2013

Agente do FBI mata acusado de ligação com suspeitos de atentado
Ibragim Todashev, 27, era amigo dos irmãos Tsarnaev, que planejaram ataque a bomba em Boston
Lutador de MMA estava sendo interrogado por agentes quando morreu; em nota, FBI alegou se tratar de legítima defesa
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Um homem acusado de ligação com os suspeitos do ataque à Maratona de Boston, em 15 de abril, foi morto ontem por um agente do FBI (a polícia federal dos EUA) enquanto prestava depoimento a policiais em sua casa na cidade de Orlando, na Flórida.
Identificado como Ibragim Todashev, 27, lutador de MMA (artes marciais mistas), o jovem morto era, segundo as autoridades, amigo dos irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, os suspeitos do atentado em Boston, e de origem tchetchena, como eles.
Todashev estava sendo interrogado pelo agente federal americano e por dois policiais de Massachusetts (Estado onde fica Boston) em seu apartamento de Orlando.
Durante o interrogatório, o lutador teria partido para cima do agente com uma faca, segundo relataram fontes policiais --que preferiram manter o anonimato-- à agência de notícias Associated Press.
Em comunicado, o FBI divulgou a versão de que Todashev foi morto em legítima defesa: "Confronto violento foi iniciado pelo indivíduo. Ante a ameaça iminente, o agente respondeu com força mortal".
O FBI informou ainda que o agente foi hospitalizado, mas não corre risco de morte. Após o incidente, a polícia isolou o conjunto de condomínios onde fica o apartamento.
Todashev morava em Watertown --o mesmo subúrbio de Boston onde Dzhokhar Tsarnaev foi capturado dias depois do ataque à maratona-- até o ano passado, antes de se mudar para a Flórida. Vizinhos e conhecidos o descrevem como um "cara normal".
Registros policiais, no entanto, mostram que o lutador já fora detido por comportamento violento no trânsito e, mais recentemente, por brigar com dois homens, pai e filho, por vaga de estacionamento num shopping de Orlando.
Segundo o jornal "The New York Times", Todashev teria confessado que ele e Tamerlan Tsarnaev estavam envolvidos num caso de triplo homicídio na região de Boston, em 2011, supostamente relacionado ao tráfico de drogas.
LIGAÇÃO COM IRMÃOS
O lutador e o Tsarnaev mais velho se conheceram durante uma competição de artes marciais. Tamerlan, que tinha 26 anos, é acusado de ter organizado com o irmão, Dzhokhar, 19, a explosão das duas bombas perto da linha de chegada da maratona, que matou três pessoas e feriu 264.
Apontado como mentor do ataque, Tamerlan foi morto em tiroteio com policiais em 19 de abril. Dzhokhar foi capturado, ferido, horas depois, ao fim de uma caçada policial nos subúrbios de Boston.
O mais novo dos irmãos Tsarnaev continua internado, mas, segundo o FBI, já prestou depoimentos sobre o caso e assumiu sua responsabilidade. A primeira audiência judicial sobre o caso será em 2 de julho, e Dzhokhar pode acabar condenado à morte.
As autoridades afirmam que os irmãos planejaram a ação inspirados por grupos radicais islâmicos que teriam conhecido em viagem ao Daguestão, na Rússia, em 2011.

Nenhum comentário: