quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fundador do Tumblr não terminou a escola por sugestão de sua mãe
Jenna Wortham e Nick Bilton - NYT
Karsten Moran/The New York Times

David Karp, fundador do Tumblr, ao lado de Marissa Mayer, presidente do Yahoo!
David Karp, fundador do Tumblr, ao lado de Marissa Mayer, presidente do Yahoo!
Quando David Karp tinha 14 anos, ele claramente era um adolescente brilhante. Calado, um tanto recluso e entediado com suas aulas na Escola Secundária de Ciências do Bronx, em Nova York. Ele passava a maior parte de seu tempo livre dentro do quarto, com os olhos grudados no computador.
Mas, em vez de tentar arrancá-lo da frente do monitor ou persuadi-lo a sair para tomar um ar fresco, sua mãe, Barbara Ackerman, pensou em outra solução: ela sugeriu que ele abandonasse a escola e passasse a ser educado em casa.
"Ele ficava na escola durante todo o dia e, depois, absorto diante do computador durante a noite toda", disse a senhora Ackerman, que concedeu uma entrevista por telefone na tarde da última segunda-feira. "Ficou muito claro que David precisava de mais espaço para viver sua paixão, que eram os computadores – todas as coisas relacionadas a computadores".
Claramente.
Hoje Karp tem 26 anos de idade e não chegou a terminar o ensino médio nem a entrar para uma faculdade. Em vez disso, ele desempenhou um papel significativo em várias start-ups da área de tecnologia antes de fundar o Tumblr, o popular serviço de blogs que foi vendido para o Yahoo por US$ 1,1 bilhão esta semana. Estima-se que o negócio tenha engordado a conta bancária de Karp em US$ 250 milhões, levando-a entrar para o pequeno grupo de empresários de 20 e poucos anos --que usam moletom com capuz, como Mark Zuckerberg, do Facebook, e Dennis Crowley, do Foursquare-- que ficaram ricos antes de completar 30 anos.
"Quando eu conheci David, ele tinha 20 anos de idade e usava jeans e tênis", disse Bijan Sabet, sócio da Spark Capital, que foi um dos primeiros a investir no Tumblr. "Mas eu sabia que ele era um desses raros empresários que cresceram na internet e que era capaz de ter uma ideia, executá-la e, em seguida, nos enviar o resultado na mesma noite."
Desde a fundação do Tumblr, há seis anos, Karp tem sido admirado por suas habilidades de programação e pela perspicácia no design de sites. Mas, em alguns momentos, ele também chegou a ser visto como uma figura polêmica nos círculos de tecnologia de Nova York devido a todas as vezes que escreveu, em seu blog, sobre sua vida pessoal e as baladas que frequentava. Ele já apareceu na revista Page Six, do jornal New York Post, e tem sido alvo recorrente do site de fofocas Gawker, que o rotulou de "fameball", termo pejorativo usado para descrever pessoas que têm um desejo insaciável pela fama.
Alto, esbelto e dono de uma cabeleira castanha e olhos azuis penetrantes, Karp geralmente usa jeans, camiseta e tênis. Ele fala a um ritmo veloz e, muitas vezes, durante vários minutos sem parar. Tecnicamente, ele não terminou o colegial. Mas, segundo revelou em entrevista, ele "espera que isso não seja um pré-requisito para trabalhar no Yahoo".
Depois de abandonar a escola e trabalhar durante algum tempo em pequenas lojas de equipamentos de tecnologia de Nova York, Karp se mudou para Tóquio, onde trabalhou por vários meses para uma start-up. Ele voltou para os Estados Unidos e se tornou diretor de tecnologia da UrbanBaby, um fórum de mensagens online para pais. A CNET Networks comprou a UrbanBaby em 2006, e Karp usou as centenas de milhares de dólares que ganhou com a venda da empresa para começar sua própria companhia, batizada de Davidville. Um dos projetos da Davidville era um serviço de blogs simples, chamado Tumblr.
A experiência de Karp no Tumblr não foi totalmente livre de percalços. Ele teve dificuldade em contratar funcionários nos primeiros dias do Tumblr, pois não tinha ideia de como entrevistar os candidatos. Ele sempre pensou que as grandes empresas eram grandes demais para seu próprio bem, e alardeava que seria capaz de fazer o Tumblr funcionar com uma equipe de quatro pessoas.
Quatro anos atrás, Karp abandonou as baladas e começou a sair com sua atual namorada, uma enfermeira formada pela Universidade de Nova York. Ele também passou a se mostrar mais comprometido com sua empresa, cujo quadro de funcionários saltou de menos de uma dúzia para mais de 175 profissionais atualmente. "David cresceu no Tumblr", disse Mark Coatney, que supervisiona o relacionamento da companhia com empresas de mídia.
Ainda assim, a postura insegura de Karp provocou discussões sobre se ele deveria deixar o cargo de principal executivo e assumir uma função diferente no Tumblr, de acordo com duas pessoas que trabalharam com a companhia e que concordaram em falar sob a condição de anonimato. Como a receita da empresa não estava aumentando no ritmo desejado, os investidores pensaram em colocar Karp como responsável pelo desenvolvimento de produtos do Tumblr e procurar um executivo mais experiente para administrar o negócio.
Karp negou em entrevista que existam planos para que ele deixe o cargo de principal executivo da empresa. Segundo ele, quando o diretor de operações do Tumblr deixou a companhia, em meados do ano passado, preencher essa vaga e outras posições importantes, como a de diretor de marketing, era sua principal preocupação. Mas ele disse que não existe nenhum plano para que ele se afaste da empresa.
Como muitos dos que administram as chamadas empresas de redes sociais da internet, Karp é um tanto recluso. Em entrevista concedida no ano passado durante a conferência F.ounders, realizada em Nova York, ele disse que preferia ir para o escritório mais cedo e trabalhar sozinho. Dessa forma, ele evita encontrar outras pessoas.
"Eu me sinto mais produtivo e me empenho mais quando estou entretido com códigos, enterrado em algum projeto, aprimorando designs", disse ele. "Com certeza eu sou uma pessoa introvertida."
Fred Seibert, produtor de TV que foi o primeiro diretor de criação da MTV, conheceu Karp em 2000, enquanto ele ainda estava no colégio. Os filhos de Seibert estudavam na Calhoun School, uma escola particular localizada na região do Upper West Side, em Manhattan, onde a mãe de Karp era professora de ciências.
"Minha esposa e Barbara ficaram muito amigas", disse Seibert. "Enquanto as duas tomavam café, Barbara contou a minha esposa o quão entediado David ficava na escola, e minha esposa disse: Fred gosta muito de adolescentes. Diga para David dar uma passada no escritório de Fred. E foi assim que eu o conheci. Ele tinha 14 anos."
Karp chegou ao escritório de Seibert, situado na Park Avenue, e disse que queria "aprender sobre engenharia e se tornar um bom engenheiro". No início, Karp ia ao escritório alguns dias por semana. Mas, certo dia, Karp anunciou que passaria a ir ao escritório todos os dias.
"Eu perguntei a ele se o seu horário escolar havia mudado", relembra Seibert. "E David disse: Não, eu abandonei a escola!"
Seibert disse que não demorou muito tempo para que Karp se tornasse fundamental para a sua empresa. Em seguida, ele pediu para que o jovem criasse um site para a sua nova empresa de produção de vídeos para a internet, batizada de Next New Networks.
"Ele me apareceu duas semanas depois e disse que não havia feito o que eu pedi", relembra Seibert. "Eu pensei que ele estava se portando como um garoto irresponsável de 19 anos. Mas Karp disse: Não, não. A questão é que a sua ideia é muito anos 2000."
Karp pegou um dispositivo de games portátil PlayStation, da Sony, e disse para Seibert que, em breve, a Apple iria lançar um aparelho chamado iPod, com recursos de vídeo. "Ele disse: É assim que as pessoas vão assistir a vídeos, e você realmente deveria investir nesse formato." A Next New Networks foi uma das primeiras a disponibilizar vídeos no iTunes, e acabou sendo comprada pelo Google por cerca de US$ 50 milhões.
"Devido à visão e ao timing de Karp, nós conseguimos nos posicionar à frente da concorrência", disse Seibert, que acabou se transformando em investidor do Tumblr e tem uma cadeira no conselho de administração da empresa.
Karp, que mora com sua namorada e seu cachorro em um loft de um quarto em Williamsburg, no Brooklyn, avaliado em US$1,6 milhão, diz que ficará em Nova York e continuará com o Yahoo. Ele pretende "pensar em fazer alguma coisa" relacionada à filantropia. E, um dia, pode até mesmo frequentar uma faculdade.
"Pelo menos, eu vou conseguir pagar as mensalidades", disse ele.
Tradutor: Cláudia Gonçalves

Nenhum comentário: