segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mercado de trabalho escolhe os formados melhores da classe
Emily Roach - CNS
Shutterstock


Aqueles que se formam na faculdade ainda enfrentam um duro mercado de trabalho, apesar das perspectivas e salários estarem melhorando para aqueles mais capacitados e com melhores credenciais.
Kristi Andrews, 25 anos, passou para um emprego em período integral de contabilidade ao se formar na semana passada, devido a dois fortes fatores que fazem a diferença para aqueles com diploma superior: ela ganhou um diploma com louvor e era uma aluna de ponta.
"Eu acho que o que realmente ajudou foi ter escolhido uma carreira que está crescendo e estará em grande demanda por algum tempo", disse a moradora de Jupiter, Flórida. "Eu nunca me preocupei em encontrar emprego."
Para pessoas com idades entre 20 e 24 anos, a taxa de desemprego ainda permanece em 13,1%, basicamente a mesma do ano passado. A Associação Nacional das Faculdades e Empregadores entrevistou funcionários em fevereiro e março, que indicaram que contratariam 2,1% mais recém-formados do que no ano passado.

Isso não representa muito.

"Ainda está difícil para os garotos que saem da faculdade com seus diplomas", disse Randy McDermott, um gerente da firma de recrutamento Robert Half International para Palm Beach County.
Denisha Bonds, diretora dos serviços de carreira da Universidade Lynn, disse que as perspectivas de emprego não melhoraram tanto neste ano como era esperado. A pesquisa de faculdades e empregadores do ano passado apontou que os empregadores esperavam contratar 13% mais recém-formados, mas eles revisaram acentuadamente para baixo seus planos de contratação neste ano.
Mas a pesquisa de salário do grupo mostrou que os estudantes que se formam com diploma de bacharel podem esperar um aumento de 5% no salário em comparação ao ano passado, para até US$ 44.928 (cerca de R$ 90 mil).
"A economia como um todo está melhor do que antes e isso definitivamente chega aos recém-formados", disse McDermott.
Um elemento chave para Andrews foi o estágio que ela concluiu vários anos atrás, quando ela descobriu o quanto gostava do setor contábil. Após ele, ela trabalhou nos últimos quatro anos no Fuoco Group, uma empresa de North Palm Beach de contabilidade e consultoria. É nela que ela agora foi contratada em período integral.
"Falar diretamente com as pessoas é muito melhor do que envio de currículos", disse Andrews.
Além de sua experiência de trabalho, ela se formou com louvor pela Universidade de Northwood e recebeu um prêmio de Excelência Acadêmica em administração/contabilidade.
Antes da recessão em 2007, pessoas à procura de emprego na faixa etária de recém-formados enfrentavam uma taxa de desemprego de 7,8%. Seis anos depois, em abril, a taxa era de 13,1%, basicamente a mesma do ano passado.
Havia 1,2 milhão de desempregados na faixa etária dos 20 aos 24 anos na época, em comparação a 2,1 milhões em abril deste ano, segundo relatórios do Departamento do Trabalho. Apenas aqueles que procuraram por empregos nas quatro semanas anteriores são considerados, de modo que os estudantes que tiraram folga no verão não são incluídos nesse número.
Nesse ínterim foi muito pior, com 2,6 milhões de desempregados em abril de 2010.
As perspectivas de emprego são muito melhores para aqueles que se formam em tecnologia, engenharia ou contabilidade, disse McDermott. Adicione a isso boas notas e envolvimento em atividades extracurriculares, como a fraternidade de negócios, e as perspectivas melhoram consideravelmente, disse McDermott.
Bonds disse que seu escritório ajuda os estudantes a identificarem suas prioridades.
Para Ricky Armand, de Port Saint Lucie, Flórida, a persistência fez a diferença.
Após ele se formar na Escola de Direito de Vermont em maio do ano passado, Armand prestou o exame da Ordem dos Advogados. Ele começou a procurar por emprego no início deste ano.
"É difícil conseguir esse emprego inicial", ele disse dois meses atrás, durante uma feira de empregos em West Palm Beach.
Três semanas depois, seu esforço deu fruto. Armand começou a trabalhar em período integral em 1º de abril em um escritório de advocacia em Hobe Sound e trabalha meio expediente fazendo pesquisa.
"É realmente um processo cheio de altos e baixos", disse Armand. "Você pode ser ignorado ou rejeitado. É fácil desanimar. A chave é encontrar uma forma de se animar e começar o processo de novo."
Tradutor: George El Khouri Andolfato

Nenhum comentário: