A disputa pela BR-163
O Estado de S.Paulo
A intensa disputa pela concessão da BR-163 no trecho que
percorre o Estado de Mato Grosso, da qual participaram sete empresas e
consórcios, e o forte desconto do pedágio contido na oferta vencedora,
de 52,04% em relação ao valor máximo fixado no edital, não deixam
dúvidas de que, quando a obra concedida é interessante e as condições
estabelecidas pelo governo asseguram a remuneração adequada do capital, a
iniciativa privada não hesita em investir em infraestrutura.
Dada a crescente dificuldade financeira e técnica do governo para
investir com seus próprios recursos, a participação do capital privado
tornou-se vital para evitar o estreitamento dos já excessivos gargalos
de infraestrutura que impedem a expansão mais rápida da produção e
impõem custos cada vez maiores ao País. O governo reconheceu tardiamente
a necessidade da participação maciça do investimento privado, mas, por
razões ideológicas, o fez de maneira parcial, o que restringiu o
interesse dos investidores nos programas de concessão de rodovias,
ferrovias, aeroportos e portos. Isso atrasou a execução desses programas
e até resultou num grande fiasco, que foi o leilão de um trecho da
Rodovia BR-262 em Minas Gerais, realizado em setembro, mas para o qual
não houve nenhuma oferta.
Temendo novo fracasso - que aumentaria a desconfiança com relação ao
seu Programa de Investimentos em Logística, anunciado em agosto do ano
passado e que, pelo cronograma inicial, já deveria ter leiloado todos os
sete lotes rodoviários e os 10 mil quilômetros de ferrovias nele
incluídos -, para o novo leilão de rodovia o governo escolheu um trecho
com grande potencial de tráfego e reviu condições, como valor do pedágio
e taxa de retorno do investimento. Também para o leilão dos aeroportos
do Galeão e de Confins, realizado na semana passada, o governo teve de
rever exigências, para atrair mais investidores.
O êxito do leilão da BR-163, como o dos aeroportos do Galeão e de
Confins, confirma o grande interesse do setor privado na conservação,
expansão e melhoria da infraestrutura, desde que lhe sejam asseguradas
as condições necessárias para a obtenção do rendimento que considera
adequado para o empreendimento.
O trecho de 850 quilômetros da BR-163 em Mato Grosso - entre as
cidades de Sinop e Itiquira, esta na divisa com Mato Grosso do Sul - é
muito importante para o escoamento da produção de grãos da região,
grande produtora de soja. A empresa vencedora do leilão, a Odebrecht
Transport - do grupo que venceu a disputa pelo aeroporto do Galeão na
semana passada -, vinha estudando o trecho há um ano e meio e concluiu
que a região atendida pela rodovia tem potencial de crescimento muito
maior do que o da economia brasileira. E pode crescer mais do que o
resto do País durante muito tempo, pois, segundo seus levantamentos,
apenas 7% do território de Mato Grosso é utilizado para o cultivo de
grãos, dos quais o Estado já é responsável por boa parte da produção
nacional.
A empresa vencedora propôs um pedágio equivalente a R$ 2,638 por 100
quilômetros, menos da metade do teto estipulado pelo governo, de R$
5,50. A proposta que ficou em segundo lugar ofereceu desconto de 46% em
relação ao teto.
A concessionária terá de investir R$ 4,6 bilhões durante o prazo de
concessão, e boa parte terá de ser aplicada no período inicial,
sobretudo na duplicação da rodovia (parte da duplicação está sendo feita
diretamente pelo governo federal). Mas só poderá começar a cobrar
pedágio depois de executar pelo menos 10% das obras previstas. Ela
espera alcançar esse índice em menos de 18 meses depois da assinatura do
contrato de concessão, prevista para o primeiro trimestre de 2014.
O governo pretende leiloar em 4 de dezembro trechos das BRs-060, 153 e
262 no Distrito Federal, em Goiás e em Minas Gerais. Para o dia 17,
está previsto o trecho da BR-163 em Mato Grosso do Sul, pelo qual a
vencedora do trecho de Mato Grosso já anunciou ter grande interesse. Com
a aprovação pelo Tribunal de Contas da União dos estudos para a
concessão da BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora, o governo quer
leiloar também este trecho até o fim do ano.
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